E-Social

Home / A Sum / E-Social
SUM Services inicia projeto e-Social

Recentemente o Grupo Votorantim deu o ponta pé inicial para realizar um dos maiores projetos de eSocial no Brasil. O Grupo Votorantim está contando com o apoio da Ernst & Young na frente de consultoria de negócios e com a SUM Services na frente de TI. Essa parceria entre as consultorias aporta profissionais especialistas tanto pelo lado tecnológico, quanto pelo lado legal/fiscal/compliance para suportar esse projeto de alta complexidade que implementa o maior SPED já requerido pelo Governo Federal.


O eSocial objetiva consolidar os processos de atendimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias e unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Com a implementação do eSocial, as empresas passam a enviar as informações sobre os eventos relacionados a seus funcionários praticamente de forma online para os órgãos de governo.


Através do eSocial, nove obrigações mensais e anuais atualmente enviadas pelas empresas para diversos órgãos (CAGED, RAIS, DIRF e GFIP) serão substituídas por um único envio, diretamente para o sistema do eSocial. Por outro lado diversas outras obrigações serão também implementadas. O sistema vai impactar de forma significativa nas operações de RH das empresas e certamente demandará revisão e automação de processos.


A SAP Brasil tem um roadmap para liberação dos desenvolvimentos das obrigações que irá atender e já se pronunciou a respeito de outras que não ira atender e que deverão ser desenvolvidas diretamente no SAP. Atualmente a SUM Services vem atuando no complemento do que será atendido pelo SAP Standard e no desenvolvimento dos gaps conhecidos para garantir o menor impacto nas operações de seus clientes e aceleração na implantação da solução SAP. Em paralelo, estamos em contato direto com a equipe de Co-Inovação da SAP sugerindo melhorias no produto e avaliando a possibilidade de entrar no projeto piloto de “eSocial on HANA”.


Inicialmente o projeto tinha obrigatoriedade para entrar em operação em 30/Jun. Recentemente temos ouvidos rumores de que essa data será prorrogada para31/Out e devemos ser notificados oficialmente pelo Governo nos próximos dias.


A SUM Service esta atuando muito próximo as fontes responsáveis pelo e-Social para através de informações confiáveis e respostas rápidas, garantir o menor impacto nas operações de nossos clientes.